Caminho Vocacional


O Caminho Formativo do Vocacionado no FMD

Quando um jovem ou qualquer pessoa sente que chegou o momento, chegou a hora de fazer a experiência, é convidado a conviver conosco por um tempo: geralmente, sem compromisso. Apenas para conviver, observar e ser observado. Chega um momento em que a pessoa mesma pede para permanecer e ser iniciada (introduzida) no CAMINHO. Inicia assim a sua caminhada de formação conforme os passos que se seguem:


1 -  PRIMEIROS PASSOS

Que se dá após o ensino médio (se não tiver concluído o faça conosco - Supletivo AFITE). Neste momento, o candidato é introduzido verdadeiramente para fazer a experiência conosco. Há uma programação própria para este período que leva geralmente de três à seis meses. Após este período de introdução, o candidato aspirante é convidado à ingressar (se matricular) na Academia de Filosofia e Teologia - AFITE, onde terá acesso a estudos específicos para que possa ter os conhecimentos e o saber necessários para os passos subsequentes. Feita a experiência desses primeiros passos, o candidato é convidado a ingressar no:

 

2 - CURSO DE FILOSOFIA

Nesta etapa, o jovem tem a possibilidade de aprofundar os estudos acadêmicos durante três anos numa Faculdade. Ao mesmo tempo, procura entender o seu projeto de vida no horizonte vocacional à luz da cosmo-visão contemporânea. Concluído este, o candidato, geralmente está em condições de ele mesmo pedir para fazer o aprofundamento da espiritualidade e da vida fraternal religiosa como cristão-franciscano através do Postulantado.

 

3 - POSTULANTADO

Nesta etapa, o jovem deve atingir um discernimento consciente da própria vocação para alcançar as aptidões necessárias para viver o tempo no Noviciado. Esta etapa vai de seis meses a um ano e, geralmente, acontece durante o curso de Filosofia.

 

4 - NOVICIADO

O Noviciado tem a duração de um ano. Este período de formação muito especial se realiza num lugar apropriado com formadores também preparados para ajudar o candidato a fazer esta experiência de uma maneira bem característica. É neste período que o candidato tomará conhecimento de nossa regra de vida pelo estudo de nossas Constituições. É um tempo muito forte: muito marcante! Terminado o Noviciado, o candidato estará por dentro de nosso ethos cristão-franciscano, do nosso modo de vida. Ele mesmo fará o pedido, por escrito, para entrar em nossa família religiosa, através da  emissão dos Primeiros Votos.

 

5 - PRIMEIROS VOTOS

Ou Profissão temporária. Terminado o noviciado o candidato está por dentro de nosso modo de vida pelo estudo de nossas Regras e Carisma. Pela profissão temporária o jovem religioso se compromete publicamente a:

·                     Preparar-se para a Profissão perpétua pela prática dos três Conselhos Evangélicos de Francisco:  Obediência, Pobreza e Pureza de Coração;

·                     Observar as Regras e outros regulamentos dos FMD;

·                     Colocar a própria pessoa, atividades e fruto do seu trabalho a serviço de Deus na OMF-spv: sua profissão religiosa o incorpora aos FMD, com todos os direitos e deveres especificados nas Regras e Normas Capitulares. A Duração da Profissão Temporária será de dois anos que pode ser resumido para o período de um ano.

 

6 - TEMPO DE EXPERIÊNCIA

Essa etapa é reservada para aqueles jovens que procuram ou que vieram de um outro Instituto Religioso ou Diocese e já possuem uma graduação na área humanística. Esses jovens são acolhidos em nosso Instituto dos Frades da Mater Dei - FMD, onde passarão um ano de convivência (no serviço de Missões Populares; numa Paróquia; numa Capela, Comunidade ou outros), tendo encontros periódicos com o Ministro-Geral para um melhor discernimento vocacional e do Carisma. Passada esta etapa, os jovens são acolhidos e chamados ao Postulantado sob a orientação do Ministro-Geral e da Equipe de Formação dos FMD.

 

7 - TEOLOGIA

Este é o curso que nos capacita para realizarmos um trabalho com eficiência, segurança e certeza junto ao povo de Deus como sacerdote ou religioso. Este curso tem a duração de dois anos. Normalmente, no segundo ano de Teologia, o candidato é convidado a fazer uma outra experiência da qual ele nunca mais esquecerá que é o:

 

8 - GRANDE RETIRO

É uma experiência única. O jovem religioso passará 15 dias no lugar onde realizaremos nossos Retiros Espirituais, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, no sentido de beber diretamente na fonte de nossa espiritualidade. para fazer o grande rito de preparação para o seu ingresso definitivo na família FMD.

 

Após isto, regressando do Santo-Retiro, diante do Instituto dos Frades da Mater Dei – FMD, composta por todos os membros do FMD, vindos de todos os Estados, numa Celebração Eucarística para isto preparada, o candidato faz a entrega de sua vida pela emissão dos Votos Perpétuos, segundo nossas Constituições, Regras tendo Cristo e Francisco como regra única da sua vida.

 

9 - VOTOS PERPÉTUOS OU PROFISSÃO PERPÉTUA

 Aqui o candidato é acolhido pelos irmãos como mais um irmão de caminhada não mais de uma maneira temporária, mas definitiva. Dará para perceber que, desde o seu ingresso nos Primeiros Passos até o último ano de Teologia, o candidato faz uma caminhada conjunta de formação intelectual e formação para a vida religiosa.

 

10 - ORDENS MAIORES A PARTIR DO DIACONATO

Este é um período de no mínimo cinco meses, podendo ser um tempo maior onde o jovem se coloca a serviço do Instituto FMD como aquele que serve.

 

11 - PRESBITERATO

Como Presbítero (Padre), ele:

 

12 - SERÁ DESIGNADO A UMA COMUNIDADE,

onde exercerá não só o seu ofício como padre (presbítero), mas, sobretudo a sua participação na vida comunitário-religiosa.

É assim qua a gente faz a caminhada desde aquele desejo íntimo, pessoal de servir como Cristão-Franciscano até este ponto não final, mas conclusivo de uma fase. Isto porque ninguém tem o direito de se sentir pronto e formado para a missão porque a missão exigirá do novo religioso ou do novo padre aquilo que chamamos entre nós de Formação Permanente.

 

13 - FORMAÇÃO PERMANENTE

Estudar e se adequar sempre mais para a missão é um apelo que deverá ficar na memória de cada cristão-franciscano. O tempo, a sociedade, a Fraternidade e o povo de Deus enfim, têm o direito de ter em seu meio um cristão-franciscano sempre bem preparado intelectual, espiritual, pastoral, humana, moral, e litúrgicamente para que possa corresponder com suas necessidade.

 

Nosso Senhor disse: "Ide, meus filhos, transmiti isto a todo o meu povo"! É o Pai que fala através do Filho que fala, é o Pai quem ordena, é o Pai quem determina. E como a mãe quem assume aquela mesma postura das Bodas de Caná. Ela não atrai ninguém para si e sim para o seu Filho e a missão dele. Desde os primórdios do cristianismo-primitivo, muitos já fizeram esta experiência de vida e missão como cristãos. Hoje, neste tempo, estamos nós fazendo a nossa experiência não só aqui no Brasil, mas também em outros países do mundo.

Como Ordem que tem um apelo e apreço para a Reconciliação, mais do que nunca o povo de Deus necessita ser reconciliado. A Reconciliação é um apelo urgente: Reconciliação das pessoas entre si; Reconciliação nas famílias; Reconciliação entre as Ordens e Fraternidades; Reconciliação entre as Culturas; Reconciliação com a natureza; Reconciliação com Deus e o seu Projeto; Reconciliação, COM CRISTO! Para tanta reconciliação precisamos ser mais numerosos; mais e melhor preparados; mais disponíveis;

 

E é aqui que precisamos com mais urgência de mais companheiros, de mais gente e de mais jovens que se disponham a entrar neste vasto campo da RECONCILIAÇÃO apresentado pelo Frei Roberto Avelar, FMD.

RECONCILIE-SE COM O TEU DEUS NA PESSOA DO CRISTO RESSUSCITADO!!!

CONTATOS:

A/C

Frei Sérgio Nogueira, FMD

TEL.: (16) 99302-1446


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.