quarta-feira, 17 de junho de 2020

FORMAÇÃO DO FRADE FMD

COMO É A FORMAÇÃO DO FRADE FMD?


A Província Franciscana dos Frades da Mater Dei no Brasil, através de seu Instituto, proporciona ao jovem que deseja ser frade uma formação adequada, oferecendo uma vida espiritual, intelectual e humana. A partir das etapas de formação, que o jovem pode corresponder aos apelos e desafios do nosso tempo, tendo a experiência de oração, estudos, trabalhos, convivência fraterna e social. 
É durante a caminhada de formação, que o jovem absorve muito da mística franciscana, sabendo viver em minoridade, fraternidade e em solidariedade.

Província Franciscana dos Frades da Mater Dei no Brasil quer que o frade seja capacitado para dar uma vida entregue ao serviço do povo e da Igreja; que seja um irmão curado de todas e quaisquer feridas na alma, que saiba lidar com as perdas da vida, pois, um irmão desestruturado psicológica e espiritualmente precisa é de ajuda e não pode ajudar ao seu semelhante, e que dê um testemunho autêntico e profético num mundo plural, que cada vez mais está sendo desafiador e exigente pelas constantes transformações guiadas pelo campo da Ciência e da Tecnologia.

Para que o frade tenha uma visão mais crítica da sociedade e do mundo, é bom que ele tenha uma mínima formação intelectual, que tenha conhecimento, que saiba refletir, questionar e dialogar. Desta forma, o frade deverá ter o curso de Filosofia e Teologia do seminário: Academia de Filosofia e Teologia - AFITE. Os estudos de Filosofia duram em média 1 ano e 6 meses e os de Teologia 2 anos no mínimo; Isto para os frades conventuais, já para os seculares existem outros critérios. Caso o postulante não tenha concluído os seus estudos de níveis fundamental (antigo 1º grau) e médio (antigo 2º grau), existe a possibilidade de concluir através de nosso Supletivo AFITE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.